Os novos olhares da comunicação empresarial

As organizações empresariais se defrontam, atualmente, com uma nova demanda de necessidades corporativas, relacionadas não só aos seus produtos e serviços, mas também às suas interações com a sociedade e o meio ambiente ao seu redor, a chamada Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

Um dos grandes desafios das empresas dessa “nova economia” (a economia do politicamente correto e do socialmente responsável) diz respeito à colocação da sua imagem no mundo globalizado em plena era da informação. Não há maiores diferenças entre os produtos das grandes e pequenas empresas, nacionais e internacionais, pois a globalização, estreitando limites geográficos e mesclando centenas de culturas diferentes, os tornou tão próximos em estrutura física e de qualidade, que já não se leva mais em conta apenas o preço, o design ou os demais fatores comuns. É nessa hora que se vêem os benefícios da era da informação.

Cada vez mais é maior o número de pessoas que se questionam se ao consumirem determinado produto de uma marca específica, estarão ajudando na construção de uma sociedade mais justa. Cada vez mais, preço e qualidade são posições secundárias, sendo substituídos pela ética, princípios e valores. A era da informação está criando uma enorme geração de consumidores socialmente responsáveis, que deixam de adquirir um produto ou, de fato, o adquirem, se a empresa estiver relacionada com alguma ação ou projeto social. E é a comunicação a responsável por efetuar a integração desta tendência socialmente responsável que as empresas estão adotando e que deixa sinais claros quando o social é ou não estrategicamente utilizado.

Com isso, as empresas privadas e as instituições sem fins lucrativos - e, por extensão, os produtos e/ou serviços que representam – ganham novas e importantes dimensões, constituídas pelos valores de uma nova cultura organizacional, baseada no ser politicamente correto, cristalizando, desse modo, uma imagem institucional positiva junto aos públicos externo e interno com os quais a organização interage.

Na nova realidade que o país apresenta, as corporações socialmente responsáveis procuram, ao extremo, alinhar suas imagens a um papel de empresa-cidadã, mesmo gerando conflitos de princípios (empresa realmente responsável socialmente ou uma mera estratégia de marketing?).

Mesmo com isso, o terceiro setor é, de fato, um modismo empresarial desde o final do século XX. Nunca se falou tanto em sustentabilidade social, produtos produzidos de maneira politicamente correta e, principalmente, nunca os passos da iniciativa privada e das organizações sem fins lucrativos andaram tão próximos e ao mesmo tempo nunca foram tão importantes.

Logo, o novo desafio dos comunicadores é aliar, em um mesmo processo estratégico empresarial, a imagem da empresa, a responsabilidade social empresarial e, devido às eras tecnológica e de informação em que vivemos, explorar ao máximo os canais das novas mídias digitais, criando uma interface entre empresa e sociedade que caracterize o século tecnológico no qual estamos inseridos, usando a mídia digital não para uma empresa parecer socialmente responsável, mas para ajudá-la a efetivamente ser.



O blog Mídia 8 é parte integrante da disciplina Técnicas Online, ministrada pelo professor Mestre Marco Bonito, e que tem o intuito de trazer atualizações constantes sobre o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que realizo para a obtenção do título de Bacharel em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Teresa D´Ávila (Fatea).

Esse projeto de pesquisa acadêmica tem por base o estudo analítico de alguns conceitos e características da comunicação corporativa de empresas socialmente responsáveis que procuram se adaptar ao novo quadro de globalização: a Era da Informação. Através de extensa pesquisa bibliográfica e entrevistas, o estudo pretende apresentar um cenário atual e o papel que a comunicação realizada nessas empresas em um contexto de uma era globalizada pós-moderna.

Abaixo, acompanhe um vídeo da Fundamento Comunicação Empresarial, intitulado “Comunicação em Dois Tempos: Uma Visão de Futuro”, que debate os novos desafios da comunicação corporativa, ministrado por diversos profissionais da área, além de jornalistas, empresários e pesquisadores sobre o tema.

1 Comment:

  1. Rart og Grotesk said...
    A internet evolui todas as áreas, inclusive o jornalismo. Há muitos anos atrás era apenas jornalismo de TV, rádio, jornal impresso, revista, hoje a internet abriu o caminho para os jornalistas. Um dos maiores meios de comunicação é a internet. Com certeza muitos terão que se adptar com o jornalismo on-line, ou melhor, já estão se adaptando.
    Parabéns pelo seu blog. se quiser, conheça o meu http://artegrotesca.blogspot.com

Post a Comment



 
Tonzera Brasil | Template by: Abdul Munir | Blog Layout4all